terça-feira, 14 de novembro de 2017

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1965 - ANO 7


  Lígia Aroeira
Encontro Formandas - 1967

Laurita De Filipe, Bebeth Martins, Rosa Farnetano, Marcini Silveira, Laura Farnetano, Dodôra Solléro, Emilce Maranha, Jane Barletta, Lúcia Léa Pistilli

ENTRE O VERÃO E O OUTONO
Mª Auxiliadora Solléro Caiafa Freire 

E lá se foi o Verão: tempo bonito, Sol no rosto, pele bronzeada e linda... De repente, o Outono. Tempo mais bonito ainda. De sol azul e verde nas folhas, agora com o Sol mais brando. Nada da inquietude excessiva como a que grita no verão.

Tempo curto entre um e outro. Estamos vivendo o outono, amigas.

Quando criança imaginava que chegar aos sessenta, sessenta e alguns anos, era ter vivido demais. Pois não é que descobri, neste último fim de semana, que não?! Viveria outros tantos anos, só para ter a certeza de que a idade é uma questão pequena demais, para ser medida.  
Reencontrar amigas, abraçá-las, ouvir vozes que há tanto não ouvia, lembrar histórias e, de repente, olhar e ver o colégio em que nos formamos pela primeira vez - algumas outras formaturas ainda viriam - foi significativo demais. 

Segundo Cortella, " a educação é um tempo muito mais amplo dentro da nossa existência. Educação é tudo aquilo que nos molda, nos orienta, nos organiza em nossa trajetória, o que inclui também a escola". Completaria eu... o que inclui também e ‘necessariamente’ a escola. Acho que por isso voltamos a ela a cada encontro. 

Pois é, viramos gente grande... E cada uma, a seu modo, foi trilhar o seu caminho. Para umas, o caminho apresentou estradas com poucas pedras; para outras, com trechos bastante espinhosos, já outras encontraram apenas pedregulhos. Pois é, as pedras e os pedregulhos fizeram com que, em algum momento, olhássemos para trás a fim de buscar forças na educação familiar que tivemos e na escola primeira onde estudamos. Foi aí, em Ubá que nos preparamos para os nossos voos.

Passaram-se os anos. 

Interessante... Quando vi o trenzinho passando pelas ruas da nossa querida Ubá, senti algo diferente. Os passantes comuns viam, apenas viam sem olhar - porque olhar vai além do que o simples ato de ver – um trenzinho com ‘jovens’ cantando numa alegria louca, as casas do jeito mesmo que elas se apresentavam. Fotografia. 

Eu, com os olhos encantados de saudade olhei também as ausências todas que não estavam ali, mas que o coração desejava ver. Tantos rostos queridos! E o trenzinho entrou em mim, devagar, e me levou para onde o tempo se perde. Contudo, como disse Bernardo Soares, "nunca desembarcamos de nós". Bom mesmo que não desembarquemos, porque assim nos mantemos vivas com os nossos cenários interiores.
Nós estamos vivas, meninas, e prontas para um outro encontro, ainda no Outono. Bom disso tudo é que nunca estamos vazias por dentro - temos sempre a mala cheia.

Um beijo no coração de cada uma.
Dodôra 
Novembro/2017
Matilde Toledo(Tildinha), Mª das Graças Campanha, Laurita Defelippe, Mª Célia Silveira, Lígia Aroeira, Dudé A. de Souza, Jane Barletta, Etel Cesar Lopes, Rosa Farnetano, Emilce Maranha, Marcini Moura Silveira, Lúcia Léa Pistilli 
_____________________________________________
                  



Elza Marcato

Feira de Móveis
A Feira de Móveis - MG - FEMUR - promoveu o evento de lançamento da Edição 2018, em um café da manhã com o Presidente do Intersind , Áureo Calçado Barbosa , e uma Palestra sobre Tendências do Design Moveleiro com Miron Soares.
Presenças: 150 pessoas.
Miguel Batista parabenizou o empreendedorismo do empresário Áureo Barbosa, sua diretoria e equipe. 
A FEMUR acontece entre 26 de fevereiro a 1º de março de 2018, no Horto Florestal, em Ubá- Zona da Mata Mineira.
Fonte e Fotos :  Miguel Batista- ACIUBÁ
____________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
________________________________________
                     Espaço  Aberto 
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
______________________________________________________
Este blog é para integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com
___________________________________
Correspondência
Nosso confrade Clair Rodrigues, pesquisador da história ubaense, fez a gentileza de responder a solicitação de um de nossos leitores.
Obrigada,
Elza e Lígia 
               Praça São Januário

"Vocês saberiam informar o ano da foto da Praça São Januário e da Praça Guido?"

Estas duas fotografias históricas de Ubá (imagens 01 e 02), foram postadas no excelente blog "Ubá Notícias", das nossas amigas e confreiras Lígia Aroeira e Elza Marcato. Como as referidas fotografias não trazem a data em que possam ter sido feitas, um dos milhares de frequentadores do blog fez a pergunta acima.

Praça Guido Marlière (01) - Tenho motivos para acreditar que este belo registro seja do início dos anos 1930. Alguns detalhes me levam a supor que a fotografia seja desta época. A praça foi urbanizada em 1922, com o coreto e este mesmo piso. O triângulo de reversão da Leopoldina Railway, foi retirado pouco depois, sendo transferido para o início da atual Av. Olegário Maciel, ou seja a foto é posterior. O modelo do automóvel estacionado. E uma observação, embora sem muita convicção. Percebam que algumas das pessoas, parecem estar olhando para o céu... Será que estariam admirando a passagem do dirigível que teria sobrevoado a cidade em naquela época ?

Praça São Januário (02) - Apostaria no início dos anos 1920. Neste caso, estou utilizando como base para esta afirmação, principalmente, o aspecto do Jardim Cristiano Rôças, com as plantas me parecendo um pouco mais crescidas, em relação a uma outra fotografia (imagem 03), inserida em uma publicação de 1916.

__________________


Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:

-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ubanoticias@gmail.com
____________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário