quarta-feira, 26 de outubro de 2016

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1739 - ANO 6


  Lígia Aroeira


POR  ONDE  ANDAS?
A Ubaense Ausente que continua falando sobre Ubá
ELZA  MARCATO
Convidamos a querida Elza , uma das autoras do Blog Ubá Noticias dirigido pela amiga, Ligia Aroeira .
Ela nos presenteou com uma bela crônica onde exibe sua perspectiva sensível sobre as lembranças da Cidade Carinho.
Aposentada, se mantém ativa, não deixando a chama da paixão pelo esporte se apagar.
"Como não guardar gratidão a tudo aquilo que cooperou para tornar mais fácil e feliz o transcorrer dos dias?"
"Render justa homenagem à cidade onde nasci".
Uma vida rica; passou por vários momentos políticos de grande relevância.
Tempos em que a mulher iniciou o basta do mito "Rainha do Lar". 
Uma esposa para quem o bem estar do marido era a medida da felicidade
conjugal. Este modelo se esvaziava!
"Procurei constituir uma vida simples, firme e dentro da ética."
"Os valores que recebi de meus pais passei para os filhos e netos".

Fonte:  Revista Fato - Higor Siqueira
________________________________________________
Elza Marcato
LITERATURA
LANÇAMENTO  DE  LIVRO
Fernando Dusi Rocha.
O ubaense Fernando Dusi Rocha, filho do saudoso Dr. Agostinho Rocha e Therezinha Dusi Rocha, lançou mais um livro o "O Breviário", no dia 26 deste mês, no Carpe Diem-La Parrila, em Brasília, onde reside.
" Desse fado vivo ascondido
pelejando com minha afronta
de amores nunca mais cativos
inverto a ordem das sombras".
Parabéns  e sucesso ao conterrâneo!
__________________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
______________________________________________________________
                     Espaço  Aberto 
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
_______________________________________________________________
Este blog é para integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com
________________________________________________________
Zuenir Ventura, uma das vozes mais atentas do país, retorna a Ubá, no projeto Grandes Escritores

Levindo Barros

Com seu olhar atento e voz corajosa, o jornalista, cronista e Acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Zuenir Ventura (85 anos) retornou à Minas, visitando a cidade de Ubá no último dia 05 de outubro, para participar de mais uma etapa do projeto cultural “Grandes Escritores”, coordenado pelo gestor cultural Marcelo Andrade (Humanizarte) e com coordenação local da competente produtora cultural Adriana (Didi) Santos Paschoalino. “Estou me sentindo muito à vontade neste encontro de hoje aqui em Ubá”, revelou o simpático mestre da literatura e do jornalismo Zuenir Ventura.


 Diante de um público estimado em cerca de 300 pessoas, entre estudantes, professores, jornalistas e até empresários, entre outras pessoas cultas, no restaurante Brauna's, o respeitado jornalista, professor e escritor  Zuenir Ventura abordou temas como cultura, educação, jornalismo, realidade brasileira, sobre a morte  e sobre o sentimento de amor do mineiro por Minas. O encontro foi mediado pelo gestor cultural Marcelo Andrade e também contou com a participação especial do ator Du Moscovis, que leu algumas crônicas de Zuenir, como “Carpie Diem”, “As últimas do Mineiro” e “Um idoso na fila do Detran”.
Crônica no O GLOBO sobre o encontro em Ubá - Em determinado momento, Zuenir Ventura comentou aos ubaenses que um certo tormento do cronista é descobrir sobre qual assunto vai escrever a crônica da semana para o jornal. “Quem sabe sobre esse nosso encontro em Ubá”, sugeriu. Em sua crônica do dia 08 de outubro, no jornal O GLOBO, intitulada “E os jovens nisso tudo?”, Zuenir Ventura menciona a participação no encontro em Ubá. “... No encontro desta semana, promovido pelo Projeto Grandes Escritores, de Marcelo Andrade, o ator Du Moscovis leu crônicas deste colunista que vos fala para mais de 300 pessoas, que, ao chegar a vez das perguntas, debateram com o autor temas variados de natureza cultural e política. Numa hora em que os nervos estão à flor da pele, confesso que fiquei surpreso não só com o clima de civilidade e respeito às diferenças de opinião, como também com o alto nível das reflexões propostas por uma plateia de diversas idades cuja curiosidade não se pode satisfazer. Voltados para nosso umbigo, costumamos achar que não há vida inteligente fora do eixo Rio-SP, quando na verdade existe um Brasil bem mais interessante do que se imagina no “interior”......
O carinho por Minas
Natural de Além Paraíba mas radicado há anos no Rio de Janeiro, o jornalista, escritor e imortal da ABL Zuenir Ventura iniciou seu agradável “bate papo” com os mineiros falando do seu carinho pelo estado natal. “Minas deu grandes cronistas, entre eles, Fernando Sabino. E a arte literária nos proporciona sentimentos de carinho e ternura”. Bem humorado, disse que tem sido confundido com outros nomes da literatura e do jornalismo. “Já fui confundido com Ziraldo. E na FLIP me confundiram com o José Saramago” (risos).
O papel do jornalista
Zuenir Ventura trabalhou como repórter, redator e editor em vários jornais e revistas. Em 1989, as reportagens especiais publicadas no Jornal do Brasil – JB - , sobre o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes (no ano de 1988), lhe renderam dois prêmios: o prêmio Esso de Jornalismo e o prêmio Wladimir Herzog, de Direitos Humanos.
Com as experiências de um respeitado Mestre do Jornalismo Brasileiro, o veterano jornalista Zuenir Ventura disse que o Repórter deve ter uma curiosidade sobre o fato cotidiano, sempre com um olhar meio testemunha do seu tempo. 
A função do Jornalista é ser testemunha da história! Entretanto, o jornalista não deve julgar, não deve fazer juízo de valores. Falou da Geração de 68 e esse desencanto hoje com a política.

A experiência na ABL – Academia Brasileira de Letras: “É a melhor possível! A Academia hoje está muito aberta ao mundo moderno. Acabamos de promover um encontro sobre a teledramaturgia brasileira”.

Memória e ficção – Em matéria de memória, você não sabe onde acaba a lembrança e começa a imaginação. A memória e a ficção são inseparáveis. Sua mais recente obra literária, intitulada “Sagrada Família”, aborda cenas de memória e ficção.
Repercussão positiva da Visita de Zuenir a Ubá
A repercussão da ilustre visita do escritor, jornalista e imortal da ABL Zuenir Ventura a Ubá foi bastante positiva, conforme demonstram os comentários nas redes sociais e também de alguns depoimentos, conforme abaixo:
Carla Fagundes (professora de Literatura e Redação): “Uma noite de encontro, acolhimento e cultura!”
Rosângela Alfenas (Vereadora membro da Câmara Municipal de Ubá): “Obrigado Didi. Foi um presente para Ubá esta produção cultural!”
Priscila Paschoalino (professora universitária da UEMG): “Didi, valeu demais por arejar o deserto cultural instalado na terra da manga”.
Marcelo Andrade (Gestor Cultural, professor e coordenador do projeto Grandes Escritores): “O projeto Grandes Escritores em Ubá foi maravilhoso em tudo! Noite inesquecível! Muitos risos, carinhos e emoções! Platéia sofisticada e carinhosa de Ubá!”
     Tais Alves (jornalista e professora universitária na Fagoc e Uemg): A vinda do escritor e jornalista Zuenir Ventura a Ubá após 12 anos representa muito para o cenário cultural ubaense. O projeto resgata a possibilidade de o público ubaense ter acesso aos 
mestres da Literatura e do Jornalismo. Durante este atual encontro literário tive o prazer de entregar o meu livro sobre o mestre Zuenir Ventura e o seu olhar jornalístico sobre a violência urbana no Rio de Janeiro. Que venham mais ações desse projeto cultural para Ubá!”



_______________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário
-Caso não acerte; envie seu comentário para: ubanoticias@gmail.com
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário