segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1290 - ANO 5

                  

Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro

BERNARDO COLLARES

Está sendo produzido o longa-metragem "Encontrando o Eterno" abordando histórias de jovens alpinistas o qual inclui a trágica escalada de Bernardo Collares e o desfecho do mesmo.
O documentário está sendo produzido e dirigido pela cineasta Rosane Santiago.
Vejam detalhes no link:
http://www.jornaldaparaiba.com.br/

Bernardo é filho dos ubaenses Euro Arantes e Heliane Collares.


Elza Marcato




Em dia com a notícia


CARDÁPIO  ESCOLAR
O ano de 2015 iniciou com grandes modificações na merenda escolar da rede municipal de educação.
A partir de agora, o cardápio será adaptado ao horário biológico do ser humano, com o objetivo de desenvolver e fomentar padrões alimentares que irão permanecer na fase adulta.
Baseada no índice de excesso de peso encontrado entre crianças em idade escolar, e considerando a necessidade de alteração no consumo alimentar da população, o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação adotou medidas para incen-
tivar uma melhora na ingestão de nutrientes entre os alunos.
No ano de 2014, a Prefeitura de Ubá, através da Secretaria da Educação, investiu na compra de equipamentos como fornos, batedeiras e geladeiras industriais, possibilitando a inclusão de novas preparações no cardápio escolar.
"Crianças mal nutridas são menos curiosas e saudáveis", explica a nutricionista Ângela Aparecida Magaton Cruz.

Fonte:  Assessoria de Comunicação da PMU



Márcia Aroeira Barbosa



Fotos e fatos



EM FESTA

Antônio Carlos Nascimento Júnior e a tia Patrícia Lopes Gato
                         ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá, meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
                                    Olympio Coutinho
__________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
DIVISÃO HISTÓRICA DE UBÁ - 1ª PARTE
Ubá Minas Gerais - MG Histórico 
Gentílico: ubaense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Arraial de São Januário do Ubá, pela lei provincial nº 209, de 03-04-1841, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891. Elevada à categoria de vila com a denominação de Arraial de São Januário de Ubá, pela lei provincial nº 654, de 17-06-1853. Sede na vila de São João Batista do Presídio. Instalada em 12-05-1854. Pela lei provincial nº 758, de 02-05-1856 e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, é criado o distrito de Santana do Sapé e anexada a vila Arraial de São Januário de Ubá. Pela lei provincial nº 806, de 03-07-1857, a vila de Arraial de São Januário do Ubá passou a denominar-se Ubá. Pela lei provincial nº 1492, de 13-07-1868, é criado o distrito de São José do Paraopeba e anexada a vila de Ubá. Pela lei provincial nº 1573, de 22-07-1868, a vila de Ubá, foi extinta, sendo seu território anexado ao município de Rio Branco. Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Ubá, pela lei nº 1755, de 30-03-1871, desmembrado de Rio Branco. Sede no atual distrito de São Januário (ex-Arraial de São Januário do Ubá. Constituído do distrito sede. Elevado à condição de cidade com a denominação de Ubá, pela lei provincial nº 806, de 03-07-1875. Pela lei provincial nº 2500, de 12-11-1878, o distrito de São José do Paraopeba tomou o nome de São José do Tocantins. Pela lei provincial nº 3442, de 28-09-1887, é criado o distrito de Santo Antônio das Marianas e anexado ao município de Ubá. Pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, foram criados os distritos de Divino e São Sebastião da Boa Esperança do Rodeiro e anexados ao município de Ubá. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 7 distritos: Ubá (ex-São Januário do Ubá), Boa Esperança, Divino, São Sebastião da Boa Esperança do Rodeiro, Santana de Sapé, Santo Antônio das Marianas e São José de Tocantins (ex-São José do Paraopeba).
__________________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário" 
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário







Nenhum comentário:

Postar um comentário