sexta-feira, 20 de julho de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº530 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro




UBAENSES ENCONTRAM EM PETRÓPOLIS

Virgílio Baião Carneiro,José Enílcio Collares, José Sales Collares, Ricardo Teixeira 
Siqueira


III ENCONTRO DE MINAS EM  ITAIPAVA
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS BRANCOS  E TINTOS
Empório Itaipava - Itaipava, Petrópolis
30 de junho de 2012 - Sábado
Apresentação: VIRGÍLIO BAIÃO CARNEIRO
Membro da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – Minas Gerais
Harmonização: LUIZ CAMAROTA E ALAN NUNES
Empório Itaipava
Participaram do almoço:
-Fátima e José Lucio (Peluso dos Santos)
-Lúcia e Gabriel (Monteiro de Castro Neto)
-Mônica e Paulo Antônio (Andrade Pinto)
-Edna e Eduardo (Salem)
-Deise e Hermes (Farnesi)
-Regina e Virgílio (Baião Carneiro)
-Júlia e Stalin (Amorim Duarte)
-Bianca e Diogo (Barros Collares)
-Ricardo (T. Siqueira)
-José Salles (Collares Filho)
-Collares (José Enilcio Rocha Collares) 



Elza Marcatto






Em dia com a notícia


A ENERGIA ELÉTRICA NA ZONA DA MATA -1913.


Um fator indispensável para o progresso de Ubá e, em extensão, de toda Zona da Mata, foi o advento da instalação da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina.
Ubá, até o ano de 1913, servia-se, para a iluminação pública, de lampiões à querosene, combustível usado para as ruas, por meio de postes, etc...e para o interior das casas.
A Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, foi inaugurada em 26/2/1915.
Seu capital social era de quatrocentos mil réis, divididos com 293 acionistas.
É fácil imaginar o progresso trazido ao meio rural pela energia elétrica com iluminação de residências e escolas.
A melhoria dos hábitos higiênicos e da saúde de seus habitantes.
Melhora o nível cultural e o relacionamento entre as famílias.
Dez anos depois dessa aquisição, em 1928, foi instalada a Usina de Ituerê, no município de Rio Pomba e ampliada em 1941.

Fonte: Livro "A Trajetória" de Evandro Godinho Siqueira.



Andréa M.Vieira Occhi






Faça seu estilo


SAPATILHAS
Confortáveis e charmosas

                      ESPAÇO ABERTO
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande sua notícia, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 


Homenagem póstuma a Edson Furtado Caiaffa do jornal “Voz de Rio Branco”, edição n° 332 de  03 de março 1991.
Um porão encantado
*Cléber Lima
Por certo esta não será nossa ultima homenagem ao colega, amigo e cidadão do mundo, Edson Furtado Caiaffa.
Em todo o Brasil repercutiu pesarosamente a notícia do falecimento  do diretor – redator- editor chefe geral de “O Kanivete”(“ o mais procurado”).
Gozar de seu convívio, de sua intimidade, era ter o privilégio de participar de seu mundo, de seus sonhos. Era ter um pé em Ubá, outro, por exemplo, em Ipanema.
Ouvir seus casos sobre jornais, concurso de míss, Banda da Embocadura, Banda de Ipanema, Carnavais e  mais carnavais; era participar de seu mundo encantado, cercado de figuras famosas, como artistas e intelectuais mas para ele, simplesmente amigos fraternos. Amigos de copo — de copo e alma.
Para entrar para sua turma, tinha que ter identidade plena com suas coisas, seus personagens, suas ilusões, suas realidades, suas fantasias, suas alegrias e também tristezas.
“O Kanivete” é a piada mais séria dos últimos 39 anos em Ubá. Enaltecer sua cidade e sua gente sempre foi o papel principal desse grande jornalzinho que sempre viveu de teimoso. Para tudo que era canto deste Brasil que se ia, tinha-se notícia de “O Kanivete”. Nas recepções de hotéis, nas redações de jornais e rádios, enfim, sua circulação realmente era algo assustador.
Reconhecido pela imprensa nacional, “O Kanivete” sempre ocupou com destaque as páginas de outros jornais.
 De uma pequena oficina no porão da casa do jornalista Edson Furtado Caiaffa, na Rua Major Tito César, nº 501, entre caixotes, resmas, cavaletes, caixas, bicicletas, pilhas de jornais e revistas, uma pequena e velha impressora — a mais antiga de Ubá — no cantinho, bem escostada, a responsável por tudo.
Quem diria que uma coisa tão simples, artesanal e escondida, ser a responsável pela vida do mais velho pasquim brasileiro! Quem diria que daquele ambiente tão modesto e acanhado, surgiria para o mundo tanta beleza! Um contraste marcante verifica-se ao confrontar-se o local e o seu objetivo. Ou seja, o feio e o bonito. O lugar de fabricar, de dar forma o belo é simplesmente feio, desengonçado, esquisito. Mas existe no ar — e isso nem todo mundo percebe — uma coisa estranha, contagiante, alegre, simpática, interessante bem-humorada que de repente nos faz esquecer que aquilo é um porão cheio de teia de aranhas. Sim aquilo, de repente, deixa de ser porão, para ser um ateliê de um artista, ou um ponto de encontro da realidade e fantasia. Ou quem sabe a própria fabriqueta de sonhos dourados que dali, abaixo do nível da Rua Major Tito Santos,  faz refletir nos palcos da vida, focos de luz sobre as misses, as glamours-girls, as rainhas, as senhoras e senhoritas mais elegantes.
É por outro lado aquele lugar, uma espécie de máquina do tempo. Ao folhear, um álbum de fotografias ou de recortes, ou a coleção intacta de quase 40 anos de “O Kanivete”, damos um mergulho no passado. Um passado que ficará presente nesse acervo particular, nesse museu, que é sem dúvida, o grande espólio do jornalista Edson Furtado Caiaffa.
Tivemos a privilégio de encontrar no esconderijo de Kanif de Kanif, ver e sentir as coisas daquele lugar.
Não, não vamos falar mais do porão encantado chamado D. Terezinha, Maria Teresa e Lúcia, adoradas esposa e filhas de nosso “guru”, de “oficina dele”. Vamos mostrar ao leitor o que tem essa oficina. Vamos abrir suas coleções encadernadas e mostrar um pouco do grande acervo cultural do inesquecível amigo.
 Viva“O Kanivete”. CL
(O artigo acima foi uma introdução à reportagem da “Voz de Rio Branco” que mostrou em simbólicas reproduções páginas e fotos sobre a vida e obra do jornalista Edson Furtado Caiaffa)
 Edição 332- 03 de março 1991

*Cléber Lima foi Deputado,Prefeito de Visc. do Rio Branco e editor do jornal "Voz de Rio Branco" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário