sexta-feira, 15 de junho de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº501 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira


Fique por dentro




TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA DE B.H
Nosso amigo e conterrâneo Nelson Parma Azevedo recebeu o título de cidadão belorizonte. Nelson faz jus a honraria.  Jovem veio para a capital onde estudou, formou-se em engenharia e desde então vem exercendo a profissão e realizando empreendimentos na capital. 
Ele é sócio -proprietário da Construtora Melo Azevedo, empresa respeitada pela sociedade e   profissionais da área.
Parabéns pela conquista. 




Elza Marcatto



Em dia com a notícia



                 TEMPO DE FESTA JUNINA
Andréa M.Vieira Occhi e sua linda filha Maria Beatriz







Andréa M.Vieira Occhi




Faça seu estilo




                                  CALÇAS
Calça estampada é a tendência: reta, seca, justa. Comprimento no tornozelo. A escolha é sua.
                        ESPAÇO ABERTO
Entrevista que Olympio Coutinho fez com Frei Leonardo Boff, para o Jornal Sion, que criou em 2003 é editado até hoje.


Frei Leonardo Boff defende a parceria humana
e a espiritualidade para salvar a Mãe Terra
Olympio Coutinho
  
Um maior respeito à Mãe Terra - "que está agonizando e sofrendo" - foi o principal apelo do frei Leonardo Boff em palestra proferida no Colégio Santo Antônio, na rua Pernambuco, na qual abordou diversos temas ligados à vivência e a sobrevivência humana. Ele iniciou sua fala perante uma grande platéia (com predomínio feminino) revelando o atual cenário do planeta e alertando que "estamos em um momento crítico da história da Terra e precisamos, urgentemente, de uma aliança global, pois senão partiremos para sua total destruição". Mais adiante disse que o universo trabalha conosco, mas só poderemos sair desta crise se adotarmos o caminho de uma nova espiritualidade: "A Terra pode viver sem nós, mas nós não podemos viver sem a Terra". 
Depois de citar diversos crimes que são cometidos diariamente contra o planeta, como poluição, degelo da calota polar, acúmulo de dióxido de carbono e de metano na atmosfera, redução da camada de ozônio e aquecimento global, frei Leonardo Boff comentou sobre os acidentes que ocorrem em todas as regiões do mundo devido à ação devastadora do homem e afirmou que nós passamos do ponto crítico em relação à sobrevivência do planeta e da própria vida, acentuando que milhares de seres vivos já desapareceram da face da Terra: "Um estudo da Organização das Nações Unidos mostrou que existem 24 elementos essenciais à vida, dos quais 15 estão em avançado estado de destruição".
Convivência  
Afirmando que, infelizmente, ainda somos analfabetos ecológicos, Boff disse que os seres humanos precisam se unir através da educação e da conscientização (que deve começar na família) em defesa do planeta, mas reconheceu as dificuldades: "Se conviver com o outro está difícil, imaginem conviver com o mundo. No entanto, tudo que for possível precisa ser feito, pois temos pouco tempo e, se não buscarmos o impossível, acabamos por não realizar o possível".   
Definindo sustentabilidade como o processo de garantir para todos o necessário, defendeu ainda uma maior afetividade na relação entre as pessoas e destas com o lugar em que vivem sob a ótica da espiritualidade: "Tudo que nós cuidamos, nós amamos e o carinho é um gesto amoroso com a humanidade".
Comentou ainda sobre os recursos oferecidos pelo planeta - que são limitados - e sobre como distribuí-los: "Somos interdependentes e, portanto, todos dependemos uns dos outros. Precisamos, portanto, desenvolver cada mais mais - e sempre - o sentimento da fraternidade", disse, citando, como exemplo, São Francisco, "que era irmão de todos os seres, pessoas, pássaros, flores, daí ser o padroeiro da ecologia". Argumentando, afirmou: "Não se trata mais apenas de salvar a Terra, mas de salvar a vida humana na Terra".
Ao final de sua palestra, o frei Leonardo Boff reafirmou a necessidade de uma urgente mudança de comportamento da humanidade no seu relacionamento com a Terra para que seja implantada uma nova era e adiantou que mudanças significativas na forma de se cuidar do planeta estão sendo previstas para 21 de dezembro de 2012, dia em que a Terra receberá uma forte conjunção de energia: "Uma mudança no sentido de como amar melhor a Terra".   

Nenhum comentário:

Postar um comentário